Simpósios Temáticos

ST 1 - Ensino de História: Memórias, Narrativas e Metodologias em Ambientes Escolares e Não-Escolares

Resumo: O Simpósio Temático “Ensino de História: Memórias, Narrativas e Metodologias em ambientes escolares e não escolares” tem como objetivo debater trabalhos que tangenciem as discussões acadêmicas acerca do Ensino de História e as novas metodologias empregadas na produção de aportes didáticos alternativos que possam ser utilizados em ambientes escolares e não escolares. Interessa-nos debater os trabalhos já produzidos com Produtos construídos no Mestrado Profissional em História, bem como com os trabalhos em andamento ou em fase de produção do projeto.
Coordenadores:
· José Dias Junior
· Thiago Broni Mesquita


ST 2 - Ensino de História e Ciências Humanas: Experiências e Práticas no Chão da Escola.

Resumo: O simpósio temático constitui um espaço para a discussão de conhecimentos teóricos e práticos entre historiadores, cientistas sociais, arte-educadores e outros profissionais que desejem apresentar estudos sobre suas experiências de ensino ligadas ao cotidiano escolar. 
Coordenadores:
· Renato Aloizio de Oliveira Gimenes (UEPA)
· Venize Nazaré Ramos Rodrigues (UEPA)


ST 3 - História e Literatura

Resumo: O presente simpósio temático tem como objetivo proporcionar discussões entre pesquisadores que se debrucem em analisar a literatura a partir do ponto de vista histórico. Partindo desta premissa, nosso principal propósito se constitui em criar um fórum de discussão que aglutine a produção literária sobre a Amazônia/ou de escritores amazônicos como fonte histórica, uma vez que, esse tipo de fonte nos permite observar múltiplos aspectos de uma sociedade, seu cenário, seus atores e suas contradições.
Coordenadores:
· Tony Leão da Costa (UEPA)
· Alessandra Regina de Souza Mafra (UEPA)


ST 4 - Formação do Professor de História e Desafios da História Escolar

Resumo: O Simpósio Temático objetiva analisar e discutir as matrizes curriculares dos Cursos de Graduação do Professores de História, a partir das últimas décadas do século XX e XXI, as possibilidades de formação continuada e os desafios metodológicos inclusivos e de ordem política, para o exercício da docência na escola básica no Brasil de hoje. 
Coordenadoras: 
· Stela Pojuci Ferreira de Morais
· Sara da Silva Suliman


ST 5 - Formação do Professor de História: Embates e Dilaceramentos em Tempos de Desassossego

Resumo: A História desde sua afirmação como disciplina no século XIX sempre esteve em meio a disputas e tentativas de instrumentalização. Convivemos com debates na sociedade brasileira em torno do revisionismo histórico, da negação da História e de um relativismo exacerbado que coloca em xeque a verdade histórica e o próprio fazer como ciência dos profissionais de história. O Simpósio Temático “A formação do professor de história: embates e dilaceramentos em tempos de desassossego” pretende reunir reflexões sobre a formação do professor de história e o lugar da história e do professor diante das problemáticas sociais, políticas e culturais do presente. Pensar a relação do ser professor/a e sua prática docente, acreditando ser o ensinar, como destaca Paulo Freire (1996), um ato que exige curiosidade. Objetivamos ainda, diálogos que se apresentem sob a perspectiva de pensar a formação docente do professor de história como uma proposta pautada em um currículo multicultural.
Coordenadores:
· Raimundo Amilson de Sousa Pinheiro (UEPA)
· Marcos Antonio de Carvalho (UEPA)


ST 6 - História e Cultura Afro brasileira em Sala de Aula

Resumo: Este simpósio temático pretende abordar e refletir sobre práticas pedagógicas e experiências em sala de aula no uso das linguagens audiovisuais e da literatura com conteúdo de ancestralidade africana e de autoria de afrodescendentes de nacionalidade brasileira, como estratégias de aplicação da Lei 10.639/03, a qual passou a tornar obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Assim, analisar como na prática está ocorrendo nas salas de aulas o ensino-aprendizagem da luta dos povos africanos, assim como a contribuição de afrodescendentes na composição da cultura brasileira, por meio de suas lutas para se libertar da escravidão a que foram submetidos no processo de colonização, com a finalidade principal de fortalecer a autoestima dos e das discentes afrodescendentes e de promover o respeito à diversidade cultural, social e pessoal, de modo geral. 
Coordenadoras:
· Rosangela da Silva Quintela (UEPA)
· Taissa Tavernard de Luca (UEPA)


ST 7- Presença africana na Amazônia: historiografia, memória pública e ensino de História.

Resumo: Este simpósio temático tem como objetivo reunir trabalhos que explorem a presença africana na Amazônia a partir de três eixos privilegiados de análise: História e historiografia, memória pública e ensino de História. Nesse sentido, serão bem-vindos estudos que examinem as múltiplas dimensões da presença de africanos e afrodescendentes na Amazônia, sob a escravidão ou na liberdade, antes e depois da Abolição; a construção de uma memória pública sobre a presença africana na região, e as formas como africanos e afrodescendentes, em suas diversas experiências históricas na Amazônia, são discutidos no ensino de História na Educação Básica.
Coordenadores:
· Daniel Souza Barroso (Escola de Aplicação da UFPA)
· Antônia Maria Rodrigues Brioso (Escola de Aplicação da UFPA)

Comentários

  1. Prezados o evento iniciara daqui a cinco dias e não há resposta sobre as comunicações inscritas ainda. quando retornaram as proposições de comunicação?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ensino de História no tempo da duração sem espera